Código de Ética

Código de Ética

Código de Ética

O Conscious Business Center (CBC) é uma comunidade de aprendizagem e crescimento integral, que visa promover a liberdade e a prosperidade, formando pessoas que obtêm valor econômico a partir de valores éticos.

NOSSA VISÃO: Uma sociedade em que o benefício é uma consequência e demonstração do serviço e uma vida de coerência com os valores.
Procuramos ajudar empresas e indivíduos a alcançar todo o seu potencial e assumam a liderança de suas vidas, de suas famílias e de suas organizações que inspiram a excelência material, emocional, intelectual e moral.

NOSSO OBJETIVO: Cultivar indivíduos extraordinários que ao colocar seus valores em ação, inspirem aqueles que os cercam a uma vida com excelência física, emocional, intelectual e moral.

NOSSOS VALORES: Responsabilidade incondicional, integridade essencial e humildade ontológica.

Responsabilidade incondicional: A dignidade fundamental de um ser humano reside em sua capacidade de escolher uma maneira de responder a qualquer situação.

Integridade Essencial: Usamos os desafios da vida para expressar o mais elevado de nós mesmos, adotando uma atitude coerente com nossos valores essenciais alcançando o estado de paz interior chamado "sucesso além do sucesso".

Humildade ontológica: Compreender que ninguém tem um direito especial sobre a realidade ou verdade, existem muitas maneiras de ver o mundo: os outros têm perspectivas igualmente válidas que merecem respeito e consideração. É possível acomodar a diversidade integrando-a em uma visão mais abrangente.

Conscious Business Coaching Plus: É um programa de formação em coaching consciente, que fornece a opção de certificar-se como Conscious Business Coach, cumprindo as horas das práticas e da aprovação em um exame escrito e oral.
(https://cbcinternational.org/programs-terminos.php?p=1).


Seção 1: Sobre o alcance do código de ética
Este código estabelece os princípios aos quais o CBC subscreve, bem como as normas e ética oficial do Conscious Business Center para o seu Programa Conscious Business Coaching,
extensivo a CB Coaches, coaches facilitadores, master coaches, coaches sob supervisão - CBS, graduados e estudantes, fornecendo um quadro de referência e normas morais em que podem se desenvolver livremente, assumindo o compromisso de honrá-las.
Este código de ética atua no âmbito das leis do país onde os alunos ou
coaches certificados pelo CBC trabalham ou vivem, sendo responsável por quem aceita contextualizar o documento para que siga alinhado com os valores do CBC.
O CBC não é responsável pelo desempenho profissional ou pelo trabalho dos coaches que certifica nem de  supervisioná-los e monitorá-los quando o processo de formação terminar. A certificação concedida pelo Conscious Business Center certifica que eles conhecem e manejam os conceitos de Conscious Business e o modelo de coaching do CBC, mas não sua competência profissional. Os coaches certificados pelo CBC são responsáveis ​​por seu próprio trabalho e resultados.

Seção 2: Sobre o coaching e as pessoas atingidas por este Código de Ética
O coaching é um processo de acompanhamento e expansão da consciência onde o coach desafia e motiva o coachee a encurtar uma lacuna que surge de uma tensão criativa ou estressante, desenvolvendo habilidades para responder ao desafio, e não apenas resolver um problema, mas aprender a resolver problemas futuros e aprender de si mesmo e com os outros, em coerência com seu propósito e valores, dentro de um quadro colaborativo.

Ética: Entendemos a ética como um conjunto de normas que direcionam e valorizam o comportamento de um ser humano dentro de sua comunidade.
Padrões: São princípios morais que governam todos os coaches certificados pelo CBC, estabelecendo padrões mínimos de prática que orientam e guiam os comportamentos e o modelo de saúde de um CB Coach.
Coach: Profissional que acredita no potencial do ser humano e o acompanha a expandir e florescer. Um CB Coach acompanha o coachee ao despertar de sua consciência, desenvolvendo habilidades e competências através de um modelo de saúde e ferramentas de Conscious Business.
Coach Facilitador: é um coach certificado pelo CBC, convocado para facilitar o Programa Conscious Business Coaching, sendo este um serviço remunerado.
CBS: Coach certificado pelo CBC que acompanha um coach facilitador experiente que está dirigindo um grupo e recebe mentoring dele durante o desenvolvimento de uma geração do Programa Conscious Business Coaching+, com o objetivo de aprender o processo de facilitação e aprofundar sua compreensão do coaching ou distinções de Conscious Business. É um processo não remunerado e voluntário.
Estudante: pessoa inscrita e cursando ativamente o programa de formação Conscious Business Coaching.
Graduado: Entendemos por graduado o estudante que terminou de cursar o programa Conscious Business Coaching, mas que ainda não é certificado como Conscious Business Coach.

Seção 3: Conduta Profissional
1. Atuo dentro da estrutura deste Código de Ética do CBC, quer eu seja um coach facilitador, um coach certificado pelo CBC, CBS, participante ou graduado do Programa Conscious Business Coaching.
2. Não farei nenhuma afirmação pública falsa ou enganosa sobre minha oferta, ou sobre os serviços ou benefícios que o CBC fornece ou que um cliente poderia receber ao participar dos nossos programas ou nos serviços que poderiam oferecer como profissional independente.
3. Identificarei com precisão meus títulos, expertise, experiência, certificações e
referências relacionadas ao coaching. Em nenhum momento falarei sobre experiência ou formação que efetivamente não tenha.
4. Não darei informações falsas sobre minhas qualificações profissionais, ou certificações que não tenha completado.
5. Honrarei os esforços e contribuições de outros membros da Comunidade CBC e
do CBC, e não os apresentarei como de minha autoria, reivindicando propriedade apenas de meu próprio material.
6. Irei manter, armazenar e dispor adequadamente de qualquer registro criado durante minha atividade com o CBC, seja como estudante, graduado, coach certificado pelo CBC, promovendo confidencialidade, segurança e privacidade, respeitando qualquer lei ou acordo relevante.
7. Irei me esforçar para conhecer as melhores práticas dos negócios, requisitos legais ou normas relacionadas à profissão de coaching procurando expandir meu conhecimento desde uma atitude de aprendiz, e assegurando minha oportuna atualização profissional.
8. Se eu conduzir pesquisas, o farei com o consentimento de todos os envolvidos, protegendo-os de qualquer dano potencial e no âmbito da legislação vigente no país onde conduzo tais pesquisas.
9. Não discriminarei nenhuma pessoa por sua raça, condição social, escolha de vida ou situação econômica.
10. Respeitarei o direito dos outros de ter opiniões e crenças diferentes das minhas próprias.

Seção 4 - Responsabilidade
1. Estabelecerei claramente e antecipadamente, de preferência por escrito, as condições para cada relação de coaching em que participarei como CB Coach, facilitando o cumprimento de compromisso de todas as partes.
2. Cumprirei plenamente os contratos de coaching ou serviços subscritos ou acordados com terceiros.
3. Vou me certificar de que, em uma primeira reunião com um cliente, há acordo e alinhamento de expectativas dos objetivos, metodologia, condições econômicas, confidencialidade do processo de coaching.
4. Respeitarei o direito do cliente de interromper um processo de coaching a qualquer momento.
5. Me esforçarei para reconhecer em mim questões pessoais que possam afetar, prejudicar, causar conflitos ou interferir no meu desempenho no coaching. Se necessário, irei procurar assistência profissional e irei determinar as ações a seguir, incluindo se é apropriado suspender ou finalizar meu(s) relacionamento(s) de coaching.
6. Estarei atento a buscar supervisão ou mentoria de um coach com mais expertise, se eu não tiver clareza sobre a necessidade de coaching do meu cliente, terapia, consultoria ou outros, em tal caso, encaminharei o profissional mais competente.

Seção 5 - Confidencialidade
1. Manterei o conteúdo das conversas e a coordenação com meus clientes em sigilo e confidencialidade. Exceto por algum motivo onde há dano iminente a outros ou a lei requer sua divulgação.
2. Solicitarei e obterei autorização por escrito de cada cliente em caso de uso de seu nome ou dados como referência.
3. Estabelecerei acordos claros nas áreas que executo: master coach, coach, estudiante, coach facilitador, coach sob supervisão, graduado, certificando-me de proteger e salvaguardar as condições de confidencialidade.
4. Usarei as informações de contato dos membros da comunidade do Conscious Business Center exclusivamente no modo e na medida autorizada pelo CBC
(https://cbcinternational.org/programs-terminos.php?p=1).
5. Não vou publicar conteúdo do CBC para o qual tenho acesso privilegiado por ser coach certificado, master coach , participante, graduado, coach facilitador ou coach sob supervisão.
6. Manterei confidencialidade com possíveis terceiros chamados patrocinadores dos processos de coaching ou intervenções nas quais estou envolvido seja como facilitador, consultor ou CBS, ao qual o CBC me convida a fazer parte.

Se eu violar este código de ética do CBC, aceito total responsabilidade e as conseqüentes ações que meu descumprimento resultarão em minha remoção se eu for um facilitador, participante, ou da suspensão de minha certificação como CB Coach.

loader